segunda-feira, 24 de agosto de 2015

''Palavrão''... o primeiro sinal da falta de liderança!

Olá a todos!
  
     Se este assunto já lhe chamou a atenção, prepare-se, pois há muito mais descobertas em cada um dos nossos assuntos apresentados semanalmente aqui neste blog! Apenas sente-se e aproveite mais esta reflexão, não cobraremos nada para que leia este texto, prometemos (risos) e leia com atenção para entender!
     
     Bom, até certo tempo sempre me perguntei o porquê das pessoas usarem tanto as palavras de baixo calão, mas também nunca entendi muito. Desde minha infância usei pouco deste artifício e de muitos outros também, mas sempre observei muito!



    Conforme fui crescendo e sempre analisando aquilo, comecei a perceber que quando as pessoas estão com muita raiva ou querendo bater em alguém elas usam isto para tentar ferir a outra pessoa e liberar a raiva contida dentro de si. Depois de tanto ouvir isso eu comecei a ver o quanto existem brigas desencadeadas por este motivo. Certa vez uma professora estava passando pelas salas observando os alunos e para meu espanto ela ouviu uma aluna falando palavrão, entrou na sala interrompendo a aula e perguntou: você sabe o que é isto que você falou? Mas a aluna ficou muda de repente. Nisso comecei  lembrar-me das vezes que meu pai me educava e me dizia: nunca fale aquilo que você não sabe o que significa! De repente ela mesma explicou que certo xingamento que a garota usou, deixando claro que se fosse estudado o significado, na verdade aquela palavra ali se tornaria um elogio, porém as pessoas querendo ofender tornaram aquele vocabulário esdrúxulo.

     Em outro momento, percebi uma briga em que um começou a falar mal do outro, mas repentinamente começaram a balbuciar palavras ofensivas consideradas muito exageradas, e, num último momento, percebi uma criança que fez uma coisa extremamente errada, a princípio achei que o seu pai iria sentar com ela e conversar, todavia para meu estranhamento ele apenas jogou os conhecidos “palavrões”, o que é muito estranho sendo que para mim isso só seria um modo de dizer que a palavra é grande (risos).

     Após você também imaginar estas situações pode achar normal se viver isso, porém, se você também for uma pessoa observadora, perceberemos que essas pessoas não tinham o mínimo controle sobre a situação. Os que estavam brigando só queriam ganhar e ao invés de discutir expeliram o ódio, o pai com o filho também não sabiam conversar e educar, o maior erro da sociedade hoje é achar que tudo tem que se resolver quando você mostra raiva.

    Eu te convidaria a ler a bíblia no livro de Tiago ao menos o capitulo 3 se você muito faz isso, porém só vou destacar as principais partes aqui:

          “ Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.

Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.


Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.


Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade.” Tiago 3. 2-14


E também Tiago 4.11-12

    “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?”.

    Acredito que nessas passagens nós tiramos muitas lições de vida, mas sobre o nosso tema, a boca é um pequeno órgão, mas seu poder em amaldiçoar é realmente algo tremendo. Quem somos nós quando julgamos os outros? Exatamente, nada!

    O ultimo versículo do capitulo 3 diz:” Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.” Exatamente nisso não consigo entender o porque de você assumir o erro é tão grave! Às vezes se você pronunciar palavras de paz muitas pessoas irão te entender e melhor: Respeitar-TE! Agora em minha posição eu vejo muito que quando você tem pouco pra oferecer e pra falar e prefere ofender, você mesmo que dá alimento ao ódio se põe a uma posição menor do que daquele que o ofendeu! Sim, às vezes silenciar é melhor!

   Tenho visto pessoas que se acham tão prepotentes em falar tais palavras sem fundamento, mas no momento de discutir de achar solução não consegue!

    Acredito nem ter muito a falar quando o próprio texto fala por si!

    Se tu ainda não paraste para elogiar alguém, faca isto, ao invés de ofender ou então querer demonstrar sua raiva, demonstre-a por si em falar coisas desagradáveis, mas não faça isso para os outros! A porta de mudança é sua! Falar palavras da “moda” nunca te fará melhor.


                                                                                                        Abraço, por hoje é só!



(Bem, apesar do assunto ser um pouco mais sério, se gostou mostre para mais pessoas, muitas pessoas também precisam ver isso! obrigado pela sua atenção aqui, volte mais vezes! se tem sugestões nos mande: contato: thathiliebe@gmail.com. Abraço!)

0 Comments:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo ao Transparecendo Amor!
Sua opinião é muito proveitosa para nós!
Lembrando que qualquer post que contenha palavras ofensivas, poderá e será ser retirado do blog. Agradecemos a sua compreensão.